A Mozilla frequentemente tenta convencer os usuários sobre sua posição contra a publicidade intrusiva, promovendo o navegador Firefox como a melhor maneira de desfrutar da web quase sem anúncios. No entanto, a corporação sediada em São Francisco é conhecida por forçar seus próprios anúncios nos usuários de tempos em tempos.
A publicidade intrusiva Mozilla VPN
A Mozilla oficialmente promove bloqueadores de anúncios no Firefox como um “melhor amigo” para usuários obrigados a assistir a muitos anúncios não solicitados enquanto navegam na web. A pessoa média vê “uma média de 4.000 anúncios por dia”, diz a Mozilla, e isso é um pouco demais. No entanto, recentemente, a Mozilla se juntou ao grupo de empresas que veiculam anúncios com uma mensagem “inescapável” tentando promover o próprio serviço VPN pago da empresa.
O Mozilla VPN é um produto baseado em assinatura projetado para proteger a atividade online dos usuários, com centenas de servidores em mais de 30 países diferentes para aumentar a privacidade e a experiência geral na Internet. O serviço é uma das muitas empreitadas da Mozilla para buscar fontes adicionais de receita, uma vez que a empresa ainda depende em grande parte do dinheiro de buscas do Google para financiar a promoção e o desenvolvimento do Firefox.
Na semana passada, a Mozilla começou a exibir anúncios em tela cheia sobre seu serviço de VPN para usuários insatisfeitos do Firefox. A campanha publicitária foi recebida com descontentamento universal, com muitos lamentando a “violação disruptiva e intrusiva” que vai contra os supostos valores essenciais do Firefox. O anúncio foi mostrado por meio do Sistema de Mensagens do navegador, tornando difícil bloqueá-lo com um bloqueador de anúncios tradicional, como o uBlock Origin.
Além disso, o anúncio de VPN parecia estar causando problemas no Firefox e na navegação na web para vários usuários. Muitos relatórios de bugs enviados à plataforma Bugzilla foram inicialmente marcados como “resolvidos” pelos desenvolvedores da Mozilla, uma vez que o anúncio estava funcionando como o planejado e não havia nada a ser corrigido. Usuários avançados poderiam desativar completamente a propaganda de VPN alterando a configuração browser.vpn_promo.enabled (na página oculta about:config) para false.
No final, a Mozilla decidiu interromper a campanha publicitária e pedir desculpas aos seus usuários. A empresa agora dizia estar apenas tentando “entender as melhores formas de se comunicar com as pessoas que usam o Firefox”, mas acabou alcançando o resultado exatamente oposto ao pretendido. O “experimento” indesejado e intrusivo foi rapidamente revertido, como a Mozilla já fez várias vezes no passado.
Além de ser irritante e contraproducente, o fiasco da publicidade de VPN também foi exacerbado por um bug no código do Firefox. O sistema de mensagens do navegador é projetado para mostrar um anúncio promocional do Firefox quando a interação do usuário fica em silêncio por 20 minutos, mas o anúncio de VPN estava sendo acionado indevidamente devido a um erro de cálculo de tempo.
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